Foto por freepik – br.freepik.com

O que é preciso para aprender C++?

Antes de tudo (de forma bem resumida) qual a importância de aprender a linguagem C++ em 2022?

Simples, pela procura em grande escala por programadores C++ no mercado. Ok, mas isso cria uma outra dúvida, por que existe essa procura tão grande?

Todas as empresas buscam oferecer em seus serviços alta performace, agilidade e eficiência. C++ oferece a maior performance possível em seus executáveis, é multiplataforma e está disponível para qualquer ambiente de programação (Windows, Linux, MAC e embarcados).

Com C++ você poderá trabalhar em diversos setores, desde aplicações para jogos até desenvolvimentos para o setor financeiro.

Porém, faltam programadores disponíveis. Em uma simples pesquisa (no google ou linkedIn) é possível encontrar diversas vagas e altíssimos salários.

Mas antes de você se imaginar em um cargo importante com um salário dos sonhos é importante você conhecer as bases necessárias para se tornar um programador C++.

Lógica de programação

Não só para aprender C++, a lógica de programação é fundamental para se aprender qualquer linguagem de programação, sem ela o programador não conseguirá entender os conceitos básicos para se escrever um programa e muito menos as funcionalidades de cada comando (quando os usar e aplicá-los).

Existem cursos básicos de lógica aplicados em C, JavaScript, Python e linguagens mais simples.

Aprender a Linguagem C

NÃO é um requisito obrigatório. Ambas são linguagens independentes. Ou seja, é perfeitamente possível aprender C++ sem conhecer C.

Ferramentas necessárias

Inicialmente você precisará de um computador e um editor de texto. Isso mesmo, para escrever os códigos você pode utilizar um editor de textos (como o bloco de notas) e na linha de comando do computador você chama o compilador.

Porém, hoje existem diversos ambientes de desenvolvimento que facilitam o trabalho. Muitos já integram o editor de textos, o compilador desejado, integração com a parte gráfica entre outras funcionalidades facilitadoras.

Livros e sites

Há diversos livros sobre C++ que podemos considerar como muito bons. Abaixo, indicamos alguns:

Livros para o iniciante:

  • Programming: Principles and Practice Using C++ do criador original de C++, Bjarne Stroustrup.

Livros para aprofundamento:

  • The C++ Programming Language (quarta edição). também de autoria do criador original de C++, Bjarne Stroustrup.
  • The Design and Evolution of C++, também de Bjarne Stroustrup.
  • The C++ Standard Library: A Tutorial and Reference de Nicolai M. Josuttis.
  • Modern C++ design: Generic Programming and design patterns Applied de Andrei Alexandrescu.

Livros adicionais:

  • C++ Coding Standards: 101 Rules, Guidelines, and Best Practices de Herb Sutter e Andrei Alexandrescu;
  • Effective C++: 55 Specific Ways to Improve Your Programs and designs (3rd Edition) de Scott Meyers;

Entre muitos outros livros (para a lista não ficar muito grande).

Cursos

Como em qualquer área de estudo, um bom curso será aquele que te dará a base e uma direção para você seguir. Não espere aprender a linguagem C++ em 10h ou 30h de estudo. A linguagem C++ é conhecida por ser uma das linguagens mais complexas de aprender, porém, com um bom curso e um roteiro planejado você terá sucesso em seus estudos.

Hoje C++ está no top 3 das linguagens mais utilizadas no mundo e não existe nenhuma margem para essa linguagem “sumir” do mapa das principais linguagens de programação (algo que aconteceu/acontece com muitas linguagens atuais).

Considerações finais

De forma simplificada. Aprenda C++! Com esse conhecimento em seu curriculum dificilmente você encontrará dificuldades no mercado de trabalho. Pratique, erre, aprenda com seus erros! Mas é importante reforçar que um bom programador C++ não é formado em 1, 2 ou 3 meses. Requer estudo e dedicação.

Aqui na Agit Informática, ministramos o curso de linguagem C++ desde 1992 e somos a primeira empresa no Brasil a investir fortemente no avanço da linguagem no país.

Nossas aulas são ministradas por nossos desenvolvedores de sistemas para tornar nosso método de ensino o mais real e esclarecedor possível. Nosso maior interesse é que todos possam realmente aprender com nossos cursos e aumentar ainda mais a comunidade C/C++ no Brasil.

Conheça mais sobre nosso curso de linguagem C++ em nossa página: https://www.agit.com.br/cursolinguagemc.php

Deixar uma resposta