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Descontos Inscrições:
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Aprenda as Linguagens C e C++, capacitando-se para ingressar em nossos treinamentos de cursos avançados: Visual C++.NET (para Windows), Qt - Desenvolvimento multi-plataforma em C++ com Qt e C++ para Linux

PERFIL
 

Objetivo: Capacitar o aluno como programador nas Linguagens de programação C e C++, possibilitando o ingresso em nossos treinamentos de cursos avançados: Visual C++.NET (para Windows), Qt - Desenvolvimento multi-plataforma em C++ com Qt e C++ para Linux.

E se você se inscrever para o Treinamento "Linguagem C/C++" e também para um dos avançados ("Visual C++.NET", "C++ para Linux" e "Qt - Desenvolvimento Multi-Plataforma em C++ com Qt"), terá direito a desconto de 20%.

Pré-requisitos: Saber Lógica de Programação e saber algum sistema operacional (exemplos: Windows, Linux, etc).

Carga Horária: 40 horas.

Instrutores: Desenvolvedores C++, com longa experiência em programação.

PRINCIPAIS TÓPICOS

Aprendendo a Linguagem C:

 

• Declaração de Variáveis;
• Tipos primitivos de Dados;
• Cast (Conversão entre Tipos);
• Condicionais If, Else If, Else;
• Operador ternário;
• Laços;
• Fluxo de Processamento;
• Operadores Relacionais;
• Operadores Lógicos;
• Operadores Aritméticos;
• Operadores Bit-a-Bit;
• Estrutura de Dados;
• Funções com passagem de parâmetros por cópia;
• Funções com passagem de parâmetros por endereço;
• Função Main;
• Ponteiros;
• Diretivas de Pré-Processamento.

Ocupando e acessando a memória / Fluxo de processamento:

 

• Classes e tipos de variáveis; tipos básicos ou primitivos;
• Controle do fluxo de processamento: - módulos, funções, laços, blocos, decisões;
• Operadores;
• O pré processador; diretivas de pré processamento; padronização de constantes;
• Entendendo a memória global, a pilha e o heap; vetores, matrizes e ponteiros.
• Ponteiros e referências; o especificador const.
• Ponteiros para funções;
• Criando tipos através de estruturas, classes, uniões e enumeradores; diferença entre uma estrutura na Linguagem C e uma estrutura na Linguagem C++;
• Quando usar class, quando usar struct;
• Biblioteca C++ padrão: funções herdadadas da biblioteca C; os streams de input e output de C++; tratamento de arquivos;
• Evitando estouros de buffer.

Estruturas e classes C++:
 

• Conceitos de programação estruturada e modular; conceito de orientação a objetos (OOP) e sua implementação em C++;
• Encapsulamento: namespace; struct e class; tipos aninhados; criando membros de dados e funções-membro; definindo proteções de acesso aos membros.
• Funções construtoras e função destrutora; construtores default e de cópia; construtores explicit;
• O ponteiro this; definindo o ponteiro this como const; especificação mutable para membros de dados;
• Classes e funções amigas;
• Identidade; membros estáticos; constantes membras;
• Criando operadores membros de uma class ou struct;
• Sobrecarga de funções e operadores;
• Reaproveitamento de código: agregação e herança;
• Herança: interdependências entre herança e encapsulamento; restrição de acesso protected; derivação public, private e protected; herança simples e herança múltipla;
• Polimorfismo; interdependências entre herança e polimorfismo: redefinição de funções; funções virtuais e funções virtuais puras; redefinição de funções virtuais;

• A OOP e a técnica da linha de montagem: desenvolvendo componentes de software por meio de classes e objetos em C++ ;
utilizando funções virtuais para criar interfaces, frameworks e eventos;
• Tratamento de excessões: throw, try, catch(<type> <var>), catch(...); set_terminate, set_unexpected;

Templates:
 

• O que são templates; entendendo a parametrização de tipos; templates de classes e templates de funções.
• Biblioteca C++ padrão: o que é a biblioteca de templates STL(Standard Template Library);
os tipos string e wstring; os templates basic_string, list, vector, map, multimap, set, multiset e outros; functors e algorítmos genéricos;
• Templates e programação genérica;
• Como operadores colaboram em programação genérica através de templates;

• Utilizando smart pointers;
• Entendendo o uso do iterator; os vários tipos de iterator; exemplos de uso do especificador mutable;
• Entendendo o uso do allocator;
• Especialização de templates;
• Polimorfismo em tempo de compilação e em tempo de execução;
• Templates de conversão de tipo (casts): dynamic_cast, static_cast, reinterpret_cast, const_cast; criando casts personalizados;

• Entendendo C++ como uma linguagem multiparadigma, com suporte a mais que uma técnica de programação, indo além de Orientação a Objetos.


   




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